segunda-feira, 25 de abril de 2011

"Na Expressão Corporal O Louvor A Deus"

                

                O Grupo de Gestos, da igreja evangélica Assembleia de Deus, Ministério Madureira, da cidade de Amparo/SP, completa, no próximo dia 07 de maio de 2011, seu primeiro ano de Louvor a Deus.
            Lideradas pela jovem Marília Cunha Soares, as cinco integrantes do grupo fazem uso da expressão corporal como uma forma criativa de adoração à obra e à magnificência do Criador.
            Adorar a Deus com dança é bíblico. A escritura dá muitas referências ao uso de dança como uma forma de celebração e de adoração. Davi  é a maior referência a isso, porque, no Segundo Livro de Samuel há a passagem: "E Davi saltava com todas as suas forças diante do SENHOR; e estava Davi cingido de um éfode de linho."  Éfode era uma veste sem mangas para os braços e que se estendia até  bem abaixo dos quadris. Era, geralmente, utilizada pelos sacerdotes do Antigo Testamento, nos cultos, como vestimenta propícia à adoração a Deus.
            No século XIII muitos sacerdotes celebravam, através da dança, a descida do Espírito Santo. Eram utilizados, nessas ocasiões, instrumentos musicais, através dos quais, segundo os religiosos, o Espírito de Deus falava aos corações.
No final do século XVIII surgiu um grupo de puritanos, provenientes da Inglaterra , que  faziam uso de danças,  através das quais homens e mulheres  moviam-se, sacudindo suas mãos, representando, através de gestos corporais, a descida do Espírito Santo e a renúncia ao pecado. Talvez essa prática haja sido a grande precursora do que hoje conhecemos sob o nome de Grupo de Gestos.
Com o tempo, as expressões corporais passaram a ser entendidas e cada vez mais utilizadas como veículo de comunicação com o Divino, pois representavam mais uma forma de respeitosa adoração. Os grupos religiosos passaram a demonstrar crescente interesse em reavivar antigas tradições bíblicas, acrescentando, a estas, novas e inovadoras práticas, visando, sempre, o louvor a Deus.
Atualmente a dança na Adoração Divina se faz presente nas catedrais, igrejas, convenções, encontros religiosos e nas salas teatrais. Tornou-se prática comum, principalmente, nas igrejas evangélicas de todo o mundo. A dança religiosa é uma saudável e inovadora maneira de, além de chamar a juventude para Cristo, alegrar o Coração de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário